Retrospectiva 2018: Confira tudo o que rolou em 2018 no mundo dos games

Compartilhe

Relembrar é viver. Então acompanhe nossa retrospectiva do ano de 2018 no mundo dos games

O ano de 2017 foi  recheado de ótimos jogos, entrada de novos consoles, e o retorno de consagradas franquias. Resident Evil 7, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Mass Effect e entre outras, deixaram sua marca. Desta forma, a expectativa para o ano subsequente é que ele fosse ainda melhor.

E assim se fez… Ano de 2018 foi o ano das continuações ou sequências – se assim posso dizer – de franquias já existentes. Franquias como: God of War, Red Dead Redemption, Call of Duty, Monster Hunter, Far Cry, Battlefield, Tomb Raider, Fallout e entre outras, escolheram o ano de 2018 para apresentarem seus novos títulos. Assim, nós do Combo Infinito – com base nesta retrospectiva – vamos recapitular – para você que não conseguiu jogar todos os jogos de 2018 – tudo que rolou no mundo dos games neste ano já se foi.

Um Janeiro Oriental

- PUBLICIDADE -

O primeiro mês do ano começou com tudo. De cara, dois grandes títulos orientais chegaram às prateleiras de todo o globo. E o melhor, no mesmo dia. Estou falando de Dragon Ball FighterZ e Monster Hunter World.

Vamos começar com Dragon Ball FighterZ. Este que deu as caras durante a TGA 2017 e se tornou um dos games de luta mais aguardados. Assim, esta nova faceta dos consagrados títulos da série Dragon Ball, trouxe uma experiência totalmente oposta aos títulos anteriores ao adotar o estilo de câmera 2.5D.  A fidelidade visual com o anime foi o grande chamativo do game, além do estilo de câmera que casou muito bem com os confrontos. Em suma, o título chegou ao PS4, Xbox One e PC em 26 de Janeiro de 2018. Posteriormente, uma versão para Switch em 28 de Setembro de 2018.

retrospectiva-2018

- PUBLICIDADE -

Neste mesmo dia, uma franquia ausente nos consoles retornou em grande estilo, este foi o caso de Monstrer Hunter World. Graças a Capcom, este grande simulador de caça com elementos de RPG fez a alegria dos fãs e cativou os corações dos jogadores de primeira viagem. O mundo de MHW é fascinante. Bem como, toda a dinâmica que o game dá ao jogador na hora da caça. Mas não se engane, todos estes lindos atributos escondem um gameplay árduo e estratégico.

retrospectiva-2018-01

Um mês com um remake de um clássico, e um fatídico Metal Gear.

No dia 6 de Fevereiro, Shadow of the Colossus ganhou sua versão para PS4 com um digno remake. Além, de gráficos atualizados para o atual console da Sony . Pois bem, o remake de Shadow of the Colossus foi uma carta de amor da Sony aos fãs de longa data do game. Mas também, uma oportunidade para quem nunca jogou o game embarcar nesta aventura com gráficos estupendos.

retrospectiva-2018-03

E por fim,  para fechar para o mês de Fevereiro da pior maneira possível tivemos o desprazer de jogar Metal Gear Survive – este sendo um spinnof dos eventos canônicos da obra de Hideo KojimaMetal Gear Survive foi mais um dos inúmeros erros que a Konami vem cometendo a bastante tempo. Além, de criar uma história totalmente sem sentido e um gameplay nada cativante. Em suma, O título teve lançamento mundial no dia 20 de Fevereiro para PS4, Xbox One e PC.

retrospectiva-2018-04

Um mês de Março mais do que recheado de games

O mês de Março foi muito bem preenchido com inúmeros títulos, e um destes a fazerem parte do portfólio do terceiro mês do ano foi: Sea of Thieves. O mais novo game da Rare sendo um exclusivo de Xbox One e Windows 10 veio com a promessa de trazer uma nova perspectiva para os games de batalhas navais. No entanto, o produto final foi um completo playground vazio. O game não trouxe muita variedade em seu lançamento – o que pesou durante as criticas. Enfim, SOT chegou ao Xbox One  e ao Windows 10 em 20 de Março.

retrospectiva-2018-05

Sete dias depois – dia 27 de Março – Far Cry 5 esbanjou todo seu poderio em uma nova aventura. O quinto título desta poderosa franquia da Ubisoft trouxe “religião” como foco da nova trama – o que gerou polêmica desde seu anúncio. Far Cry 5 trouxe novidades para seu mundo aberto totalmente positivas. E o que já era grande se tornou ainda maior, com um mundo ainda mais vasto e hostil.

retrospectiva-2018-06

Menções honrosas

O retorno do “Bom de Guerra”

O mês de Abril foi um dos meses mais aguardados do ano – pelo simples fato do retorno de Kratos ao mundo dos games. Mas antes disso, outra franquia – também pertencente a Sony – chegou aos consoles do ocidente. Estou falando de: Yakuza 6: Song of Life que teve lançamento em 17 de Abril – como exclusivo de PS4. O sexto capítulo da aventura de Kazuma Kiryu trouxe tudo aquilo que esperamos de Yakuza – muita violência e lutas urbanas. Yakuza 6 provou com belos gráficos e um gameplay variado que a franquia ainda tem muita lenha para queimar.

retrospectiva-2018-07

Como disse anteriormente, Abril foi bastante aguardado para a chegada do novo game da franquia God of War. Intitulado – somente – como God of War, o game deu as caras durante a E3 de 2016 – sendo o maior momento do evento daquele ano. Após alguns trailers, informações e vazamentos, o jogo ganhou data oficial para o dia 20 de Abril de 2018.

A nova aventura de Kratos nos transportou para as terras do Norte – em uma nova mitologia: a Nórdica. Agora, o espartano é um deus exilado em terras desconhecidas e de novos deuses. Além desta nova aventura – que por si só é uma obra prima – toda a reformulação que este novo título trouxe para a franquia foi uma decisão ousada e incerta. No entanto, fomos agraciados e surpreendidos por um dos melhores jogos deste ano. Assim, toda reformulação na forma de se contar história e no gameplay ditou um novo rumo para a franquia sem perder sua essência.

Zumbis e rebelião androide

O segundo capítulo da aventura criada pela Undead LabsState of Dacay 2 – chegou em 22 de maio no XOne. Além de uma versão para o Windons 10, State of Decay 2 expandiu aquilo que foi estabelecido em 2013. Com um sistema de comunidade ainda mais complexo e um gameplay longevo, SoD 2 foi um verdadeiro playground para os donos de Xbox One.

O mês de maio, também, foi o palco para o novo game da Quantic Dream, Detroit: Become Human. Este novo exclusivo para o portfólio do PS4 impressionou com seus belíssimos gráficos, mas ficou devendo em seu gameplay. Detroit teve lançamento mundial em 25 de Maio – como exclusivo de PS4.

Menções honrosas
  • Street Fighter 30th Anniversary Collection ( 29/05/2018) – Metacritic: 83 / Combo Infinito: 8,5

Mês de E3 e alguns outros lançamentos

O mês de Junho é o mais esperado pra quem é amante de videogames e para quem trabalha neste ramo. Sobretudo é mês de E3 (Electronic Entertainment Expo) a maior feira de games do mundo. Assim, este evento é o cenário onde as empresas e developers apresentam suas novidades e seus vindouros títulos.

Mas antes deste “Coliseu do hype”, alguns jogos foram lançados. O mais novo game de corrida da Codemasters – Onrush – pegou todo estilo artístico de Overwatch e adaptou em seu game. Como nosso querido Ariel – responsável pela a análise – é o Overwatch dos jogos de corrida. Tal ideia foi muito bem aceita e cativou os fãs de Nascar Rumble. Porém o jogo vendeu mal.

Vampyr – o novo game da Dontnod – trouxe uma ideia totalmente diferente que o estúdio estava acostumado a criar. Com uma ambientação gótica, embarcamos na pele de um Doutor recém-transformado em vampiro. Desta forma, iremos juntos conflitar com o árduo dilema de um vampiro que também salva vidas. Por outro lado, sua má otimização gráfica e o pouco investimento neste quesito fez de Vampyr uma experiência problemática.

No dia 29 de Junho The Crew 2 chegou aos consoles e PCs. O segundo título do jogo de corrida da Ubisoft se reformulou e aprendeu com os erros do primeiro título. Com uma pegada bem parecida com a franquia Forza Horizon, o título trouxe uma variedade a mais em seu gameplay proporcionando corridas aéreas, terrenas e marítimas. No entanto, toda esta variedade não foi o suficiente.

E o que rolou na E3?

Enfim, chegamos nos dias em que antecedem a E3. Neste ano fomos surpreendidos com grandes anúncios com datas e vindouros títulos que despertaram o hype em nossos corações. No dia 9 – primeiro dia das conferências – a EA foi bem breve em seu show particular – o EA Play. Entre os anúncios relevantes tivemos Anthem e o novo Star WarsJedi Fallen Orders. No dia 10, foi o dia da Microsoft – que dominou a feira este ano – e a Bethesda. A gigante norte-americana trouxe para seu show a compra de 5 novos estúdios – entre eles: a Ninja Theory – além de trazer games bastante aguardados – como foi o caso de Devil May Cry 5, Sekiro e Cyberpunk 2077. Mas também não podemos nos esquecer do retorno de Master Chief – em Halo Infinite – e de Gears 5 – novo título da franquia Gears of War.

Já a Bethesda, fez seu dever de casa trazendo aquilo que sua comunidade sempre pediu. Com a revelação do tão esperado The Elder Scrolls 6, de uma nova IPStarfield – e um novo Doom, desta forma, foi o bastante para empresa fazer uma ótima conferencia nesta E3. No dia 11, tivemos a presença da gigante francesa – Ubisoft – e a toda poderosa Sony. Começando com a Ubisoft, a empresa francesa revelou o novo Assassin’s Creed – intitulado de Odyssey – após rumores pré-E3. Além disso, foi dada uma breve atenção para Beyond Good and Evil 2, The division 2 e The Crew 2.

Quanto a Sony, ele fez como já havia prometido anteriormente. Sua conferência focou-se em The Last Of Us Parte 2, Ghost of Tsushima, Death Stranding e Spiderman. Mas o grande destaque foi para o gameplay de TLOU2, Ghost of Tsushima e o anúncio de Resident Evil 2. No dia 12 tivemos a “Big N”  com o grande destaque para Super Smash Bros: Ultimate.

O oitavo mês do ano trouxe muitos jogos

O mês de Agosto foi muito bem preenchido com games de primeira viagem e retorno de franquias. No dia 7, tivemos o lançamento do tão elogiado Dead Cells. Este Indie trouxe um gameplay desafiador – ao estilo Metroidevania – com cenários procedurais. Desta forma, toda vez que você morre seu respawn será em um mapa totalmente diferente do qual estava anteriormente. Assim, esta peculiaridade fez de Dead Cells uma das grandes surpresas deste ano.

Por outro lado, a trajetória de We Happy Few foi demorada e incerta. O game passou bastante tempo em Early Acess, mas foi – somente – quando a Compulsion Games – desenvolvedora do jogo – entrou para o time da Microsoft que o game ganhou uma data de lançamento oficial. We Happy Few chegou para PS4, Xbox One e PC em 10 de Agosto. O promissor título – pelo menos o que parecia se apresentar – foi uma tremenda decepção. Isso dado, as mecânicas problemáticas e um gameplay repetitivo.

Agosto Também foi mês de Yakuza. Yakuza Kiwami 2 chegou ao PS4 – como exclusivo – no dia 28 de Agosto. O remake do segundo capítulo da jornada de Kazuma Kiryu foi totalmente refeito com a tecnologia gráfica desta atual geração. Certamente, revisitar e rever os eventos deste revigorado capitulo foi, sem dúvidas, uma grande nostalgia e uma nova experiência visual.

Menções Honrosas

O mês de Setembro trouxe o retorno do “Cabeça de Teia” e de Lara ao mundo dos games

Antes do retorno do “Teioso” e de Lara ao mundo dos games, uma grande franquia retornou com um novo título. Estou falando de Dragon Quest XI. O novo capítulo da famosa franquia japonesa se mostrou competente se tornando o melhor da franquia. Certamente, optar por retornar às raízes agradou aos fãs e foi a tacada certeira de Dragon Quest XI. O game chegou para PS4 e ao PC no dia 4 de Setembro de 2018.

Spiderman de PS4 foi um dos grandes títulos exclusivos da Sony que também chegou em 2018. Desenvolvido pela a Insomniac Games em associação com a Marvel, o game trouxe toda a magia da Marvel Comcs. Falo isso, por todo o conjunto da obra que o game apresentou, seja na icônica Nova York, seja no cotidiano de Peter Parker. Em suma, Spiderman foi mais do que o jogo exclusivo de PS4, mas foi um grande fan service para os fãs do “cabeça de teia”. Marvel Spider-Man chegou aos donos de PS4 no dia 7 de Setembro.

 

Além de Peter Parker de volta aos games, Lara teve seu retorno – este que seria a conclusão do seu ciclo de origem. Shadow of the Tomb Raider teve seu lançamento mundial em 12 de Setembro para PS4, Xbox One e PC. O terceiro capítulo trouxe a conclusão da história de origem de Lara Croft antecedendo, assim, os eventos dos jogos clássicos do PS1 e PS2. Embora a narrativa seja bem significativa – onde vemos a transformação de Lara na icônica Tomb Raider – faltou o algo. Isso se deve ao fato deste novo título não ser totalmente desenvolvido pela a Cristal Dynamics – que esta focada no jogo dos Vingadores da Square Enix.

Menções Honrosas

BGS e uma enxurrada de jogos como manda a cartilha

Como todos os anos, o mês de Outubro é o período onde há vários lançamentos. O que é bom para nós que trabalhamos neste ramo, mas também uma época bem complicada para nós consumidores. Desta forma, em 2018 não foi diferente, o antepenúltimo mês do ano trouxe grandes lançamentos e um game bastante aguardado.

Forza Horizon 4 foi o primeiro título a abrilhantar este mês de Outubro. O quarto título da franquia da Playground Games veio com tudo e trouxe uma das melhores experiência automobilísticas deste ano. Com um visual impecável e um sistema de estações do ano dinâmico, certamente, foi o suficiente para o título ser um sucesso de vendas e de críticas.

Surpreendentemente, um novo Assassin’s Creed veio um ano após AC Origins – algo que não aconteceria mais com a franquia, segundo a Ubisoft. Mas calma, AC Odyssey foi desenvolvido em paralelo ao Origins. Enfim, o novo título firmou todo o aspecto RPG que o título anterior trouxe. Em complemento, a escolha de personagem e a imensidão criada pelo game fizeram de Odyssey um jogo que “não acaba”. Certamente, Odyssey ditou um novo rumo para a franquia da Ubisoft.

E pra fechar o mês de Outubro da melhor maneira possível, tivemos o lançamento de Red Dead Redemption 2. A franquia da Rockstar criada em 2010 retornou após 8 – longos – anos de espera. O game lançou em 26 de Outubro para PS4, Xbox One e PC. Como já era esperado, RDR 2 foi tudo aquilo que já esperávamos de um game da Rockstar e muito mais. A Rockstar conseguiu entregar uma experiência além desta geração de consoles com um mundo aberto nunca criado antes e com um ambiente virtual autossuficiente e coeso.

Menções Honrosas
Combo Infinito na BGS 2018

Após uma incrível cobertura da E3 2018 – com Alepitekus e Ariel quase enfartando com Devil May Cry 5 – foi hora de encarar a BGS. Nós do Combo Infinito estivemos em peso no maior evento de games da América Latina. Sem dúvidas, esta edição foi a melhor desde seu primeiro evento. Grandes nomes da indústria de games como: Cory Barlog, Rod Fergusson, Katsuhiro Harada, Fumito Ueda e ente outros marcaram presença. Além disso, jogos ainda não lançados estavam disponíveis para serem jogados durante o evento – como foi o caso de Resident Evil 2, Devil May Cry 5 e Sekiro. Em paralelo, nós do Combo Infinito tivemos uma maior participação no evento. Além de testarmos os vindouros títulos que chegarão ainda em 2019, conseguimos entrevistas com exclusivas com os ilustres convidados.

O penúltimo mês do ano também trouxe muito jogos

O mês de Novembro conseguiu comportar um bom número de lançamentos. Hitman 2 chegou ao PS4, Xbox One e PC no dia 13 de Novembro sendo continuação da versão de 2016. A nova aventura do “Carequinha com códigos de barras” veio de forma – totalmente – completa, diferentemente de seu antecessor. O game expandiu ainda mais as mecânicas de stealth, dando a elas eventos paralelos. Assim, as missões ganharam mais formas de serem concluídas. No entanto, Hitman 2 nos transmite uma experiência já explorada antes e não a de um jogo novo.

A Bethesda também escolheu Novembro para lançar seu mais novo game da franquia Fallout – estou falando de Fallout 76. Esta nova faceta da franquia da Bethesda trouxe uma experiência – totalmente – online proporcionando, assim, um ambiente social para os jogadores. No entanto, esta decisão não foi a das melhores para o game. Fallout 76 – além de muitos problemas durante sua beta – trouxe em seu lançamento um mundo desinteressante e vazio. Desta forma, o novo título da franquia Fallout foi um tremendo apocalipse de decepções.

Da mesma forma, a DICE optou pelo o 11º mês  do ano para lançar Battlefield V. O novo título manteve o “pé no chão” enquanto o Battle Royale se tornou algo necessário para a indústria. Desta forma, o game optou por melhorar ainda mais seu modo campanha e seu multiplayer. E o resultado dessa escolha sensata foi um título mais aprimorado proporcionando ótimas experiências single-player e online. Além, de proporcionar uma nova vivência gráfica com o suporte a tecnologia Ray Tracing – graças às “novas” placas, RTX, da Nvídia.

Menções Honrosas

Então é Natal… TGA também… E outros lançamentos.

Dezembro é o mês do nascimento do menino Jesus. Mas também, é o mês do show de Natal com Roberto Carlos. Assim, igualmente, a tradicional presença do rei Roberto Carlos temos também o The Game Awards – o Óscar dos games.

Antecedendo este grande evento, Just Cause 4 trouxe uma nova aventura ao “Homem Caos” – Nico Rodrigues. Desta vez, o personagem embarca em uma jornada mais seria, embora o gameplay continue se solidificando no caos desenfreado. Mas isso é o charme da franquia Just Cause. Just Cause 4 chegou aos consoles – PS4 e Xbox One – e ao PC em 4 de Dezembro.

  • Metacritic: 71

A série Super Smash Bros também teve sua participação no mês de Dezembro. Super Smash Bros: Ultimate chegou ao Nintendo Switch no dia 7 de Dezembro. O cenário Cross-Over da Nintendo conseguiu reunir o maior número de participações de personagens. Além disso, trouxe um modo história bem interessante, sendo o suficiente para empolgar os grandes fãs da série e ser um sucesso de vendas e criticas.

  • Metacritic: 92

No ultimo mês do ano a arte tomou conta da indústria de games. GRIS é a real e completa tradução que videogames também são arte. O título desenvolvido pela Nomada e distribuído pela a Devolver Digital trouxe uma nova ótica aos games. Com um cenário totalmente pintado a mão – que se assemelham a uma pintura – o game nos proporcionou uma experiência atípica. Tudo é muito lindo e encantador, além de uma trilha sonora combinativa com arte criada.

Menções Honrosas
E o que já era esperado, não aconteceu.

A edição 2018 do TGA aconteceu no dia 6 de Dezembro. Nós Combo Infinito fizemos uma cobertura ao vivo do evento mais aguardado deste ano. Digo isso, pelo grande marketing que foi dado pelo o criado do evento, Geoff Keighley. Desta forma, o evento superou as expectativas com anúncios BOMBÁSTICOS, sobretudo, revelou ao mundo o “melhor jogo do ano”.

No entanto, o mundo dos games é uma “caixinha de surpresas”. Para a surpresa de muitos, God of War levou a coroa de “game of the year”, desbancando, assim, o insuperável Red Dead Redemption 2. Em suma, tanto God of War quanto Red Dead Redemption 2 eram os maiores concorrentes para levarem a coroa. Porém, o fator determinante da vitória do exclusivo da Sony foi tudo que o game apostou ser. Primeiramente, o game se reformulou totalmente deixando de lado tudo que os três primeiros jogos solidificaram. Assim, o game teve um maior impacto em criar algo incerto que deu certo e que ditou um novo rumo para a franquia.

Já RDR 2, se tivesse sido o vencedor não seria injusto. O game da Rockstar ditou uma nova ótica para os games de mundo aberto. RDR 2 nos impressionou com uma imersão ainda mais realista, autossuficiente e super interativa. No entanto, já era algo que esperávamos vindo da Rockstar. Em suma, o título de game do ano foi muito bem escolhido, sobretudo, ditou uma nova postura da indústria, juntamente, da impressa de verem os jogos.

Calma aí! A retrospectiva ainda não acabou.

Bem meus amigos, esta foi nossa retrospectiva 2018 do Combo Infinito. Sem dúvidas, este ano de 2018 foi bastante proveitoso para o mundo dos games e para nós. Muitos jogos foram jogados e muitas análises foram feitas. Sobretudo, a relação com vocês amantes de vídeo games que nos acompanham e acreditam no nosso trabalho foi nosso maior triunfo neste ano que passou.

Assim, concluir esta retrospectiva sem agradecer VOCÊS – que nos seguem em nossas redes sociais e também no Youtube com as lives e nos acompanham no site – não seria justo. Enfim, o ano de 2019 já começou e muita coisa boa ainda estar por vim no Combo Infinito. Certamente próximo ano estaremos neste mesmo lugar fazendo a retrospectiva deste novo ano que chegou.

Mas afinal, o que você achou da nossa retrospectiva do ano de 2018? O que mais te marcou em 2018? Se faltou algo, deixe nos comentários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”